Baseado em um paper a ser apresentado na SIGGRAPH ASIA 2013, esse vídeo incrível mostra como esse novo programa possibilita que se extraia o...
Baseado em um paper a ser apresentado na SIGGRAPH ASIA 2013, esse vídeo incrível mostra como esse novo programa possibilita que se extraia objetos 3D de uma simples fotografia com poucos cliques do mouse.
A SIGGRAPH ASIA 2013, importante mostra de computação gráfica que será realizada em dezembro, em Hong Kong, nos brindará com mais essa grande ideia que promete simplificar bastante a criação de modelos tridimensionais a partir de um objeto do mundo real: criar sua representação digital a partir da imagem do objeto. E com uma enorme vantagem, a textura do material já sairia mapeada automaticamente. Claro que não estamos falando aqui de objetos extremamente complexos, porém, o vídeo que demonstra a técnica impressiona pela maneira inteligente com que o software auxilia na tarefa e consegue determinar muitas características tridimensionais que a imagem não informa diretamente mas que o homem já "intui" e o processamento da imagem, então, passa a levar em consideração.
Por exemplo, com apenas dois segmentos de retas traçados pelo mouse pela base de um objeto na imagem ele já considera se tratar da aresta base de um objeto retângular na perspectiva correta projetando os outros dois segmentos que faltam para compor o retângulo e já assume que o terceiro segmento de reta traçado pelo mouse será a altura da extrusão da base já no ângulo indicado também pela reta.
Porém se você pegar um objeto que tenha a base retangular, ainda a aresta que representaria a altura seja tão curva como a Catedral de Brasília, nota-se que basta percorrer o eixo de curvatura do objeto de maneira não tão acurada, que o algoritmo compensa as pequenas distorções orientado pela própria imagem de maneira bastante impressionante, como podemos assistir no vídeo.
E mais, ele já permite editar o objeto na própria imagem original, fazendo com que o fundo da região onde o objeto modelado se encontrava seja camuflado com base nos elementos da própria foto.
Embora não seja perfeito, o próprio vídeo mostra algumas limitações, esse conjunto de possibilidades faz dessa aplicação uma ótima aliada da prototipação rápida, especialmente quando aliada à impressão 3D.
[Via BBA]
A SIGGRAPH ASIA 2013, importante mostra de computação gráfica que será realizada em dezembro, em Hong Kong, nos brindará com mais essa grande ideia que promete simplificar bastante a criação de modelos tridimensionais a partir de um objeto do mundo real: criar sua representação digital a partir da imagem do objeto. E com uma enorme vantagem, a textura do material já sairia mapeada automaticamente. Claro que não estamos falando aqui de objetos extremamente complexos, porém, o vídeo que demonstra a técnica impressiona pela maneira inteligente com que o software auxilia na tarefa e consegue determinar muitas características tridimensionais que a imagem não informa diretamente mas que o homem já "intui" e o processamento da imagem, então, passa a levar em consideração.
Por exemplo, com apenas dois segmentos de retas traçados pelo mouse pela base de um objeto na imagem ele já considera se tratar da aresta base de um objeto retângular na perspectiva correta projetando os outros dois segmentos que faltam para compor o retângulo e já assume que o terceiro segmento de reta traçado pelo mouse será a altura da extrusão da base já no ângulo indicado também pela reta.
Porém se você pegar um objeto que tenha a base retangular, ainda a aresta que representaria a altura seja tão curva como a Catedral de Brasília, nota-se que basta percorrer o eixo de curvatura do objeto de maneira não tão acurada, que o algoritmo compensa as pequenas distorções orientado pela própria imagem de maneira bastante impressionante, como podemos assistir no vídeo.
E mais, ele já permite editar o objeto na própria imagem original, fazendo com que o fundo da região onde o objeto modelado se encontrava seja camuflado com base nos elementos da própria foto.
Nossa abordagem combina as capacidades cognitivas dos seres humanos com a precisão computacional da máquina para resolver este problema. Nossa técnica fornece ao usuário os meios para criar rapidamente as peças 3D editáveis. A assistência humana implicitamente segmenta um objeto complexo em seus componentes, e os posiciona no espaço.
Embora não seja perfeito, o próprio vídeo mostra algumas limitações, esse conjunto de possibilidades faz dessa aplicação uma ótima aliada da prototipação rápida, especialmente quando aliada à impressão 3D.
[Via BBA]
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