$type=slider$snippet=hide$cate=0

Consenso sobre tecnologia na educação limita debate

SHARE:

Pesquisa mostra que há pouco espaço para críticas sobre a mitificação do uso da tecnologia no que tange o processo de modernização educacion...

Pesquisa mostra que há pouco espaço para críticas sobre a mitificação do uso da tecnologia no que tange o processo de modernização educacional.

Se toda a unanimidade for realmente burra. Esse trabalho de pesquisa adiciona um pouco mais de inteligência na questão da adoção de novas tecnologias na educação. Uma das conclusões do trabalho em tela revela que as representações simbólicas sobre o uso de Tecnologia da Informação (TI) na educação são marcadas pela positividade e pela existência de um consenso em torno das novas tecnologias como a solução para problemas históricos do sistema educacional. O estudo vem sendo realizado na Faculdade de Educação (FE) da USP pela jornalista Michelle Prazeres, que analisou textos produzidos pelo governo, pela mídia, pela empresa de tecnologia Microsoft (MS) e artigos acadêmicos. E o que a pesquisa apurou merece uma maior atenção da sociedade e uma reflexão mais cuidadosa por parte dos educadores e autoridades da área educacional, uma vez que ela verificou haver pouco espaço para críticas ao processo de modernização da educação e um predomínio da mitificação da tecnologia.

O objetivo principal da pesquisa é mapear as relações entre agentes, instituições e valores no processo de construção de políticas públicas visando a modernização da educação via TI no Estado de São Paulo.

Procurei verificar como se dá esse processo por meio da dinâmica de construção de uma zona de convergência, uma ambiência favorável à modernização, para onde convergem interesses dos diversos campos envolvidos.
Michelle Prazeres

No desenvolvimento do estudo foram analisados documentos do site da Secretária de Estado da Educação de São Paulo, o noticiário publicado nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, artigos acadêmicos sobre educação e comunicação e relatórios de responsabilidade social da MS, que desenvolve projetos em parceria com a Secretaria da Educação realizados nas escolas.

De acordo com a pesquisadora, a análise do material escrito revelou semelhanças no repertório simbólico sobre a modernização, seja no governo, na mídia, na universidade ou na empresa.

Aparentemente, o tema está em debate mas, na verdade, existe um grande consenso de que a escola precisa se modernizar, que está atrasada e precisa acompanhar o ritmo de renovação das tecnologias. Isso pode ser constatado por meio das três categorias de análise da pesquisa: impacto das tecnologias na educação, tendências e linguagens.

Os documentos, segundo a jornalista, revelam uma crença em que a tecnologia vai revolucionar a educação; promover uma renovação nas práticas educativas; e a educação deve acompanhar a afeição dos jovens com estas ferramentas.

No que diz respeito ao impacto, os textos apresentam as tecnologias como algo revolucionário para a educação, capaz de modificar o jeito com que os professores dão aulas.

Com o apelo da renovação, elas seriam capazes de seduzir os alunos que estão desinteressados pela escola tradicional. A parte de tendências diz respeito à renovação das práticas de ensino, enfatizando a necessidade dos professores absorverem as novas tecnologias.

Já quanto a linguagem, a ênfase recai sobre a habilidade com os jovens na utilização da tecnologia, contrastando com a apatia e até mesmo a rejeição dos professores, que representariam valores tradicionais e ofereceriam resistência às mudanças.

Existem algumas diferenças entre a abordagem adotada pelas diversas instituições e agentes. No caso da academia, por exemplo, as análises são mais aprofundadas e existe alguma crítica; a mídia enfoca muito a questão das ferramentas tecnológicas. Entretanto, o conjunto dos repertórios analisados gera uma ambiência favorável a modernização, construindo a partir de uma orquestração simbólica um consenso em torno da necessidade da tecnologia na educação.

A pesquisa também investigou as motivações que levam os diferentes agentes a defenderem a modernização.

Antes de mais nada, há em todas as áreas um interesse comum na interface entre educação e tecnologias, declarado ou não. Especificamente, o Estado tem interesse em propagandear ações de implantação de equipamentos nas escolas. As empresas buscam formar público consumidor para seus produtos tecnológicos. As empresas de mídia possuem projetos educacionais e mesmo a universidade busca se inserir em projetos educacionais.

A pesquisadora destaca que embora haja um consenso em se chamar a modernização da educação de “revolução”, ela pode ser vista mais como um movimento reformista.

Tenho a impressão de que a mudança vem sendo implantada não como parte de uma política pública, mas na forma de uma imposição a toque de caixa da evolução tecnológica. Todo o repertório sobre o processo é cercado de positividade, e as críticas só aparecem em poucos estudos acadêmicos. A tecnologia é mitificada como se fosse a salvação do sistema educacional, aparentemente deixando de lado discussões históricas como acesso, qualidade de ensino e evasão escolar.

A jornalista pretende continuar as pesquisas comparando a representação simbólica das tecnologias com a realidade das escolas.

A ideia é verificar se tudo o que é dito vem sendo aplicado. Embora haja um grande consenso já consolidado, sabe-se que enquanto algumas escolas passaram por uma transformação do contexto escolar, em outras o equipamento permanece às vezes trancado, sem uso, com dificuldades para sua utilização.

A pesquisa faz parte de tese de doutorado e foi orientada pela professora Maria da Graça Jacintho Setton, da FE.

Fonte: Adaptado de Agência USP
[Via BBA]

COMMENTS

Nome

A divulgar,2,Abelha,3,acessibilidade,17,acessório,2,Acidente,38,Acidentes,2,Acústica,12,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,5,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,5,Agência Brasil,3,Agropecuária,1,AIDS,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,6,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,3,Análise Combinatória,1,Anatomia,5,Android,2,Animação,40,Animais de Estimação,6,Animal,1,Antropologia,12,Apicultura,4,App,5,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,14,Arte,113,Astrobiologia,1,Astronomia,12,Ativismo,16,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,9,Automobilismo,14,Automóvel,9,aventura,3,Aviação,4,Aviônica,8,Bahia,1,Balonismo,3,Banco de Dados,3,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,2,Bicicleta,1,Biografia,11,Biologia,128,Biologia Marinha,15,bioquímica,4,Biotecnologia,16,Blog,25,Blogger,24,Boato,3,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,4,Brasil,18,Brasília,6,BRIC,1,Browser,9,Bugs,3,CAD,1,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,35,câncer,4,cardiologia,12,carreira,2,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Celebridades,6,celular,21,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,20,China,10,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,37,Ciência,131,Cinema,40,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Comédia,1,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,213,Computação,62,Computação em grade,5,Computação forense,2,Computação Gráfica,106,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,100,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,41,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,2,Cosmologia,5,Criança,1,Crime,40,Crime Digital,6,crise,8,crise econômica,9,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,7,Curiosidades,111,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,5,DAO,1,Darwin,8,Decoração,1,demência,1,Demografia,1,Denúncia,9,Dermatologia,6,Desastre Natural,12,Descoberta,1,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,2,Desenvolvimento de jogos,6,Design,16,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,5,Dicas,59,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,2,Direito,143,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,27,Direito Tributário,1,Direitos Humanos,33,Disney,3,Distrito Federal,1,Documentário,37,Doutorado,1,download,2,Drogas,6,e-Book,1,e-governo,2,Ecologia,72,Economia,63,Editoração Eletrônica,1,Educação,192,Educação a Distância,86,educação física,16,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,18,Eleições 2014,12,Eletricidade,9,eletrônica,3,empreendedorismo,5,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,10,Energia Alternativa,11,Energia Nuclear,8,Engenharia,31,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,11,Engenharia de Software,3,Engenharia Genética,20,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,4,Entretenimento,23,Entrevista,55,Epidemiologia,15,Equador,1,Escândalo,4,Escritório,1,Espaço,53,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,15,Esporte,37,Estação,1,Estágio,1,Estatísticas,25,estrutura de dados,1,Ética,12,EUA,12,Evento,20,Evolução,3,Exercícios físicos,2,Exobiologia,1,experiência,39,fábulas,2,Facebook,15,Farmacologia,7,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,5,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,14,Filosofia,18,Firefox,1,Física,69,Física Quântica,2,Fisiologia,5,Fisioterapia,4,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,30,Fotos em 360 graus,6,França,5,Francês,1,frases,2,Fraude,4,Freeware,42,Futebol,36,Futurologia,45,gadget,86,Gafe,1,Gastroenterologia,4,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,27,Geofísica,1,Geografia,35,Geologia,7,Geometria,6,geopolítica,10,Geriatria,4,Gestão de Configuração,2,Gestão de Projetos,11,Gestão do conhecimento,5,Ginecologia,3,Glass,1,Google,69,Governo,3,GPS,1,Gradiente,1,gramática,10,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,25,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,29,História,125,HIV,1,homenagem,42,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,192,Humor Negro,7,IBM,2,ICIJ,1,Idioma,29,IHC,8,ilo,29,ilusão,30,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,4,Imagine Cup,1,Império Romano,2,Imprensa,26,Impressora 3D,13,Incêndio,1,Inclusão digital,8,Índia,2,Índios,1,Infectologia,11,Infográfico,24,Informática,37,Inglaterra,1,Inglês,14,Inovação,120,Inteligência Artificial,23,interativo,1,Interface,149,Interfaces Hápticas,14,Internacional,21,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,149,Inundação,2,Invenção,19,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,9,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,47,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,6,Letras,1,Lexicografia,1,Liderança,2,Life Hacking,17,Linguística,5,Literatura,36,Livro,30,Lógica,11,Logística,2,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,37,Mapas,3,Marte,1,Mastologia,1,Matemática,45,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,6,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,38,Medicina,358,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,84,Mel,1,melanoma,1,Memória,4,memorização,2,Mente,4,Mercado de Trabalho,45,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,9,Metodologia Científica,26,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,10,Mídia Social,44,Militar,11,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,4,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,2,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,1,Mossad,1,Motivação,1,MSF,1,Mudança Climática,18,Mulher,3,Multimídia,13,museu,8,Música,67,MVC,1,Nanotecnologia,29,Nasa,13,Natação,1,Natal,16,Natureza,1,Negócios,16,Neurociência,44,Neurologia,63,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,7,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,43,Obama,1,Obesidade,9,Observatório da Imprensa,20,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,4,Offshore Leaks,2,oftalmologia,8,Olimpíadas,5,oncologia,30,ONU,8,Opinião,79,Óptica,15,Oracle,1,Oriente Médio,4,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,7,Otorrinolaringologia,1,Paginadores,1,paleontologia,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,1,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pediatria,5,Pensamentos,1,performance,1,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,147,Petição,1,Petrobrás,3,Petróleo,7,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,2,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,23,Poítica,1,Política,206,Portugal,4,português,14,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,4,Prêmio Nobel,4,primatologia,1,privacidade,9,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,36,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,202,Psicologia Animal,21,Psiquiatria,9,Pública,7,publicidade,17,Publieditorial,2,Quadrinhos,9,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,24,realidade aumentada,31,realidade diminuída,2,Realidade Virtual,18,Reconhecimento de imagem,10,Reconhecimento de voz,2,Recorde,1,Redação,1,redes,6,Referência,1,Referendo,1,Reforma Política,1,Relacionamento,1,Relações Internacionais,30,Religião,32,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Rio 2016,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,61,Roda Viva,21,Roma,1,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,4,Santa Catarina,1,São Paulo,2,Saúde,354,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,16,Segurança,104,Segurança da Informação,50,Seleção Natural,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,24,Sismologia,2,Sistema operacional,3,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,11,Sociedade,4,Sociologia,33,Software,25,Software Livre,17,Sol,2,Sono,2,Sony,2,SOPA,2,Suécia,3,Sugestão de presentes,53,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,4,Tabagismo,4,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,23,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,416,Tecnologia da Informação,25,TED,193,TedMed,2,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,57,Televisão,39,Temas,1,Tempo,1,Tendências,9,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,14,Testes,17,Tipologia,7,Tomada de Decisão,1,tradução,4,Trânsito,8,transporte,27,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Turismo,18,Tutorial,17,Twitter,6,UFG,1,ufologia,3,UFRJ,1,universidade,3,Urbanismo,15,Urologia,1,USP,2,Utilidade Pública,3,Utilitário,1,Vale,1,Vaticano,1,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,2,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,16,Vida Selvagem,10,Vídeo,5,Videogame,103,Vídeos,608,Vídeos 360,1,Violência,3,Vírus,2,Visão Computacional,3,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,Web 2.0,28,Web Application,75,Web Semântica,1,Web Seminar,1,webdesign,7,Webinar,1,widget,2,WikiLeaks,33,Wikipedia,1,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,4,Zoologia,52,
ltr
item
BrAcad: Consenso sobre tecnologia na educação limita debate
Consenso sobre tecnologia na educação limita debate
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9P82ydpNFASA9GLZiYQqwO660KsmOJFEIKlZ1c6Vbs3bRrQyzdlPcc6JdmbWlo-dI1MPuxVJKUh-yvV0M_IYbmkT7kvQBAO_HLJlN8k_Qy5SZLYyDD9-EjgUEedT3_vDl5S1HfShIgpE3/s400/students-99506_640.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9P82ydpNFASA9GLZiYQqwO660KsmOJFEIKlZ1c6Vbs3bRrQyzdlPcc6JdmbWlo-dI1MPuxVJKUh-yvV0M_IYbmkT7kvQBAO_HLJlN8k_Qy5SZLYyDD9-EjgUEedT3_vDl5S1HfShIgpE3/s72-c/students-99506_640.jpg
BrAcad
https://minimal-war.blogspot.com/2013/09/consenso-sobre-tecnologia-na-educacao.html
https://minimal-war.blogspot.com/
http://minimal-war.blogspot.com/
http://minimal-war.blogspot.com/2013/09/consenso-sobre-tecnologia-na-educacao.html
true
5404866010248693673
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy