Nissan européia testa produto para pintura que promete fazer com que o carro limpe a si próprio repelindo lama, óleo, água e outros tipos de...
Nissan européia testa produto para pintura que promete fazer com que o carro limpe a si próprio repelindo lama, óleo, água e outros tipos de sujeira. Será o fim dos lava-jatos e o começo de uma era de economia de água, sem precedentes, em escala global?
A tecnologia já era conhecida como Ultra-Ever Dry (algo como Ultra-Sempre Seco) e foi apresentada ao mundo, em 2012, pela empresa Ultratech International, da Flórida, como um produto nanotecnológico hidrofóbico (que repele líquidos baseados em água) e oleofóbico (repele líquidos oleosos). Porém, a Nissan anunciou ser o primeiro fabricante de automóveis a aplicar o produto na carroceria de um veículo e seus engenheiros britânicos estão testando o produto para ver como ele se comporta em condições reais.
O problema com esse tipo de proteção da pintura é que a reaplicação é necessária após cerca de um ano, todavia a montadora afirma ter resolvido essa questão, tornando o uso da nanotecnologia funcional. O objetivo da Nissan é "tornar as lavagens de carros obsoletas".
Para isso ela está colocando no novíssimo supermini Nissan Note durante meses sob chuva, respingos, poças d´água, gelo e granizo em seu Centro Técnico Europeu.
Para conseguir o efeito autolimpante da pintura o revestimento (tinta não chega a ser um nome apropriado, uma vez que o produto não serve propriamente para tingir, pelo contrário, mas é como a imprensa mundial vem divulgando a inovação) antiaderente possui uma complexa geometria que cria uma camada de proteção de ar entre a tinta (agora sim!) do carro e o meio ambiente.
O preço ainda não foi estipulado mas estima-se que deve ser em torno de 750 dólares (similar à opção da pintura metálica).
A Nissan não confirma planos de trazer o revestimento em modelos vindos diretamente da fábrica, mas considera sua aplicação como um futuro serviço opcional a ser ofertado nas concessionárias.
Em tempos de mudança climática global e racionamento de água, uma solução como essa para diminuir o consumo do precioso líquido de cada proprietário de veículo, no longo prazo, soa bastante auspiciosa.
Afinal, pesquisas mostram que lavar o carro em casa consome de 300 a 500 litros de água e cerca de 17 litros em um lava-jato. Para piorar, o efeito da lavagem permanece por um curto prazo e ainda pode ser quase instantaneamente anulado se o tempo estiver chuvoso.
Fonte: NissanNews.com, Daily Mail, CNET
[Via BBA]
A tecnologia já era conhecida como Ultra-Ever Dry (algo como Ultra-Sempre Seco) e foi apresentada ao mundo, em 2012, pela empresa Ultratech International, da Flórida, como um produto nanotecnológico hidrofóbico (que repele líquidos baseados em água) e oleofóbico (repele líquidos oleosos). Porém, a Nissan anunciou ser o primeiro fabricante de automóveis a aplicar o produto na carroceria de um veículo e seus engenheiros britânicos estão testando o produto para ver como ele se comporta em condições reais.
O problema com esse tipo de proteção da pintura é que a reaplicação é necessária após cerca de um ano, todavia a montadora afirma ter resolvido essa questão, tornando o uso da nanotecnologia funcional. O objetivo da Nissan é "tornar as lavagens de carros obsoletas".
Para isso ela está colocando no novíssimo supermini Nissan Note durante meses sob chuva, respingos, poças d´água, gelo e granizo em seu Centro Técnico Europeu.
Para conseguir o efeito autolimpante da pintura o revestimento (tinta não chega a ser um nome apropriado, uma vez que o produto não serve propriamente para tingir, pelo contrário, mas é como a imprensa mundial vem divulgando a inovação) antiaderente possui uma complexa geometria que cria uma camada de proteção de ar entre a tinta (agora sim!) do carro e o meio ambiente.
O preço ainda não foi estipulado mas estima-se que deve ser em torno de 750 dólares (similar à opção da pintura metálica).
A Nissan não confirma planos de trazer o revestimento em modelos vindos diretamente da fábrica, mas considera sua aplicação como um futuro serviço opcional a ser ofertado nas concessionárias.
Em tempos de mudança climática global e racionamento de água, uma solução como essa para diminuir o consumo do precioso líquido de cada proprietário de veículo, no longo prazo, soa bastante auspiciosa.
Afinal, pesquisas mostram que lavar o carro em casa consome de 300 a 500 litros de água e cerca de 17 litros em um lava-jato. Para piorar, o efeito da lavagem permanece por um curto prazo e ainda pode ser quase instantaneamente anulado se o tempo estiver chuvoso.
Fonte: NissanNews.com, Daily Mail, CNET
[Via BBA]
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