$type=slider$snippet=hide$cate=0

Alunos entendem mais de computador e internet do que professores

SHARE:

Em pesquisa realizada pelo ComitĂȘ Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 64% dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mai...

Em pesquisa realizada pelo ComitĂȘ Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 64% dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles prĂłprios.





O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas ainda Ă© desafio para boa parte dos professores. Pesquisa divulgada, dia 9, pelo ComitĂȘ Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostra que 64% dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles prĂłprios.



Diretores, coordenadores pedagĂłgicos e professores apontam a faltam de infraestrutura adequada como um dos fatores de limitação para o uso efetivo da tecnologia no aprendizado. Entre os problemas, foram citadas a baixa velocidade de conexĂŁo de internet e o nĂșmero insuficiente de computadores conectados.



A maioria dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles prĂłprios.




A pesquisa entrevistou 1,5 mil professores e quase 5 mil alunos de 497 escolas para identificar os usos da internet na rotina do ensino pĂșblico do paĂ­s. Segundo o CGI.br, 100% das unidades da rede em ĂĄrea urbana estĂŁo equipadas com computadores e 92% tĂȘm acesso Ă  internet. Em mĂ©dia, os colĂ©gios tinham 23 computadores instalados e 18 em funcionamento. Para 75% dos docentes entrevistados, a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnolĂłgicas sĂŁo os contatos informais com outros educadores.



A principal fonte de apoio para o desenvolvimento das habilidades tecnolĂłgicas dos docentes sĂŁo os contatos informais com outros educadores.




Na avaliação do diretor de Formulação de ConteĂșdos PedagĂłgicos do MinistĂ©rio da Educação (MEC), SĂ©rgio Gotti, Ă© natural que os professores aprendam com seus alunos e colegas em função da velocidade com que as tecnologias evoluem atualmente. O ministĂ©rio conta com um programa de capacitação para o uso do computador que jĂĄ formou mais de 300 mil profissionais, mas, segundo Gotti, Ă© impossĂ­vel que esse curso seja a Ășnica fonte de formação e atualização dos docentes.



O professor precisa sempre estar procurando novas formas de atualização, até mesmo pela internet, mas principalmente com os seus alunos, com a nova geração. Quando a gente olha a questão do uso do computador, bem ou mal a gente nota que hå um incremento na utilização em função do que é o aluno do século 21, que estå muito mais antenado nessa questão e, de uma certa forma, induz o professor a incorporar essas tecnologias.
SĂ©rgio Gotti. Diretor de Formulação de ConteĂșdos PedagĂłgicos do MinistĂ©rio da Educação (MEC)




Das escolas que participaram da pesquisa, 81% tĂȘm laboratĂłrio de informĂĄtica, mas 14% nĂŁo contam com conexĂŁo Ă  rede. Apenas 4% das salas de aula tĂȘm computador. O local da escola em que a mĂĄquina estĂĄ mais presente Ă© na sala do diretor ou coordenador pedagĂłgico (88%).



Para o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que coordenou os estudos, o modelo de acesso às TICs via laboratório de informåtica precisa ser superado para que o computador seja inserido na rotina de aprendizagem da sala de aula.



Gotti não acredita que o laboratório de informåtica deva ser aposentado, mas defende que novas tecnologias sejam incorporadas à sala de aula. Ele cita como exemplo o Programa Um Computador por Aluno (UCA), que desde o ano passado disponibiliza uma linha de financiamento para que estados e municípios comprem a custo mais baixo laptops para serem usados individualmente pelos alunos. Segundo o diretor do MEC, cerca de 250 mil equipamentos jå foram adquiridos pelas redes de ensino. O ministério jå estuda a possibilidade do uso de tablets em sala de aula, mas ainda não hå definição de qual seria a política adequada.



O entendimento é que precisamos expandir essa questão da utilização do computador e o laboratório continuarå existindo, porque tem outras funçÔes e pode ser usado como biblioteca virtual, espaço de consulta para o professor, o aluno e a årea administrativa. As políticas são complementares e temos que nos aproximar das tecnologias da forma mais råpida possível.
SĂ©rgio Gotti




Fonte: AgĂȘncia Brasil

[Via BBA]

COMMENTS

Nome

A divulgar,2,Abelha,3,acessibilidade,17,acessĂłrio,2,Acidente,38,Acidentes,2,AcĂșstica,12,AdĂĄgios,1,Adestramento,5,Administração,5,adulto,1,AerodinĂąmica,4,AeronĂĄutica,8,África,5,AgĂȘncia Brasil,3,AgropecuĂĄria,1,AIDS,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,6,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,AmazĂŽnia,3,AnĂĄlise CombinatĂłria,1,Anatomia,5,Android,2,Animação,40,Animais de Estimação,6,Animal,1,Antropologia,12,Apicultura,4,App,5,Apple,5,Apresentação,4,aquĂĄrio,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,14,Arte,113,Astrobiologia,1,Astronomia,12,Ativismo,16,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,9,Automobilismo,14,AutomĂłvel,9,aventura,3,Aviação,4,AviĂŽnica,8,Bahia,1,Balonismo,3,Banco de Dados,3,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,2,Bicicleta,1,Biografia,11,Biologia,128,Biologia Marinha,15,bioquĂ­mica,4,Biotecnologia,16,Blog,25,Blogger,24,Boato,3,Bomba,1,borderĂŽ de desconto,1,BotĂąnica,4,Brasil,18,BrasĂ­lia,6,BRIC,1,Browser,9,Bugs,3,CAD,1,Calor,2,CĂąmera lenta,1,Campanha,35,cĂąncer,4,cardiologia,12,carreira,2,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Celebridades,6,celular,21,CĂ©lulas-Tronco,3,CĂ©rebro,2,Charge,20,China,10,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,37,CiĂȘncia,131,Cinema,40,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,ComĂ©dia,1,competĂȘncia,1,Complemento de dois,1,Comportamento,213,Computação,62,Computação em grade,5,Computação forense,2,Computação GrĂĄfica,106,Computação MĂłvel,1,Comunicação e Marketing,100,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos PĂșblico,2,Concursos PĂșblicos,3,ConectĂŽmica,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,41,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmĂ©tica,2,Cosmologia,5,Criança,1,Crime,40,Crime Digital,6,crise,8,crise econĂŽmica,9,crĂŽnica,5,crĂŽnicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,CulinĂĄria,8,Cultura,7,Curiosidades,111,custos fixo,1,custos variĂĄveis,1,Dança,5,DAO,1,Darwin,8,Decoração,1,demĂȘncia,1,Demografia,1,DenĂșncia,9,Dermatologia,6,Desastre Natural,12,Descoberta,1,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,2,Desenvolvimento de jogos,6,Design,16,Dia das MĂŁes,1,Dia do professor,1,diabetes,5,Dicas,59,DidĂĄtica,1,Dieta,3,diplomacia,2,Direito,143,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,27,Direito TributĂĄrio,1,Direitos Humanos,33,Disney,3,Distrito Federal,1,DocumentĂĄrio,37,Doutorado,1,download,2,Drogas,6,e-Book,1,e-governo,2,Ecologia,72,Economia,63,Editoração EletrĂŽnica,1,Educação,192,Educação a DistĂąncia,86,educação fĂ­sica,16,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,EleiçÔes,18,EleiçÔes 2014,12,Eletricidade,9,eletrĂŽnica,3,empreendedorismo,5,enciclopĂ©dia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,10,Energia Alternativa,11,Energia Nuclear,8,Engenharia,31,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,11,Engenharia de Software,3,Engenharia GenĂ©tica,20,Engenharia MecĂąnica,1,Enretenimento,1,Ensino a DistĂąncia,9,Ensino Superior,3,Entomologia,4,Entretenimento,23,Entrevista,55,Epidemiologia,15,Equador,1,EscĂąndalo,4,EscritĂłrio,1,Espaço,53,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,EspetĂĄculo,8,Espionagem,15,Esporte,37,Estação,1,EstĂĄgio,1,EstatĂ­sticas,25,estrutura de dados,1,Ética,12,EUA,12,Evento,20,Evolução,3,ExercĂ­cios fĂ­sicos,2,Exobiologia,1,experiĂȘncia,39,fĂĄbulas,2,Facebook,15,Farmacologia,7,Favo,1,Feminismo,1,FĂ©rias,1,Ferramentas,5,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,14,Filosofia,18,Firefox,1,FĂ­sica,69,FĂ­sica QuĂąntica,2,Fisiologia,5,Fisioterapia,4,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,30,Fotos em 360 graus,6,França,5,FrancĂȘs,1,frases,2,Fraude,4,Freeware,42,Futebol,36,Futurologia,45,gadget,86,Gafe,1,Gastroenterologia,4,Gastronomia,2,Geek,1,GenĂ©tica,27,GeofĂ­sica,1,Geografia,35,Geologia,7,Geometria,6,geopolĂ­tica,10,Geriatria,4,GestĂŁo de Configuração,2,GestĂŁo de Projetos,11,GestĂŁo do conhecimento,5,Ginecologia,3,Glass,1,Google,69,Governo,3,GPS,1,Gradiente,1,gramĂĄtica,10,Gravidez,1,GrĂ©cia,1,GrĂ©cia Antiga,1,Guerra,25,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,29,HistĂłria,125,HIV,1,homenagem,42,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,192,Humor Negro,7,IBM,2,ICIJ,1,Idioma,29,IHC,8,ilo,29,ilusĂŁo,30,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,4,Imagine Cup,1,ImpĂ©rio Romano,2,Imprensa,26,Impressora 3D,13,IncĂȘndio,1,InclusĂŁo digital,8,Índia,2,Índios,1,Infectologia,11,InfogrĂĄfico,24,InformĂĄtica,37,Inglaterra,1,InglĂȘs,14,Inovação,120,InteligĂȘncia Artificial,23,interativo,1,Interface,149,Interfaces HĂĄpticas,14,Internacional,21,Internacionalização da AmazĂŽnia,3,Internet,149,Inundação,2,Invenção,19,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,IrĂŁ,3,Iraque,1,Israel,6,JapĂŁo,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,9,Jogos OlĂ­mpicos,10,Jornalismo,47,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,6,Letras,1,Lexicografia,1,Liderança,2,Life Hacking,17,LinguĂ­stica,5,Literatura,36,Livro,30,LĂłgica,11,LogĂ­stica,2,Lua,1,Maçonaria,4,MalĂĄsia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,37,Mapas,3,Marte,1,Mastologia,1,MatemĂĄtica,45,MatemĂĄtica Financeira,1,maternidade,1,MecĂąnica,6,MecĂąnica dos Fluidos,2,MecatrĂŽnica,38,Medicina,358,Medicina Esportiva,1,Medicina VeterinĂĄria,4,Meio Ambiente,84,Mel,1,melanoma,1,MemĂłria,4,memorização,2,Mente,4,Mercado de Trabalho,45,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,9,Metodologia CientĂ­fica,26,MĂ©xico,1,Microbiologia,4,Microsoft,10,MĂ­dia Social,44,Militar,11,Mineralogia,1,MistĂ©rio,2,MIT,4,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,2,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,1,Mossad,1,Motivação,1,MSF,1,Mudança ClimĂĄtica,18,Mulher,3,MultimĂ­dia,13,museu,8,MĂșsica,67,MVC,1,Nanotecnologia,29,Nasa,13,Natação,1,Natal,16,Natureza,1,NegĂłcios,16,NeurociĂȘncia,44,Neurologia,63,Nordeste,2,Noruega,1,notĂ­cias,7,Novidades,18,Novo Enem,2,NĂșmeros,1,Nutrição,43,Obama,1,Obesidade,9,ObservatĂłrio da Imprensa,20,ObstetrĂ­cia,3,Oceanografia,7,odontologia,4,Offshore Leaks,2,oftalmologia,8,OlimpĂ­adas,5,oncologia,30,ONU,8,OpiniĂŁo,79,Óptica,15,Oracle,1,Oriente MĂ©dio,4,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,7,Otorrinolaringologia,1,Paginadores,1,paleontologia,1,PaquistĂŁo,1,ParĂĄ,2,Paraguai,1,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pediatria,5,Pensamentos,1,performance,1,PerifĂ©rico,1,Pesca,2,Pesquisa,147,Petição,1,PetrobrĂĄs,3,PetrĂłleo,7,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,2,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,23,PoĂ­tica,1,PolĂ­tica,206,Portugal,4,portuguĂȘs,14,PĂłs-graduação,1,prazo mĂ©dio,1,PrĂ©-sal,4,PrĂȘmio Nobel,4,primatologia,1,privacidade,9,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,36,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,PsicanĂĄlise,1,Psicologia,202,Psicologia Animal,21,Psiquiatria,9,PĂșblica,7,publicidade,17,Publieditorial,2,Quadrinhos,9,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,quĂ­mica,24,realidade aumentada,31,realidade diminuĂ­da,2,Realidade Virtual,18,Reconhecimento de imagem,10,Reconhecimento de voz,2,Recorde,1,Redação,1,redes,6,ReferĂȘncia,1,Referendo,1,Reforma PolĂ­tica,1,Relacionamento,1,RelaçÔes Internacionais,30,ReligiĂŁo,32,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Rio 2016,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robĂłtica,61,Roda Viva,21,Roma,1,roteiro,1,RSA,1,RĂșssia,1,Samsung,1,Sanitarismo,4,Santa Catarina,1,SĂŁo Paulo,2,SaĂșde,354,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,16,Segurança,104,Segurança da Informação,50,Seleção Natural,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,24,Sismologia,2,Sistema operacional,3,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,11,Sociedade,4,Sociologia,33,Software,25,Software Livre,17,Sol,2,Sono,2,Sony,2,SOPA,2,SuĂ©cia,3,SugestĂŁo de presentes,53,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,4,Tabagismo,4,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,23,TĂ©cnicas de Estudo,2,Tecnologia,416,Tecnologia da Informação,25,TED,193,TedMed,2,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazĂŽnia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,57,TelevisĂŁo,39,Temas,1,Tempo,1,TendĂȘncias,9,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,14,Testes,17,Tipologia,7,Tomada de DecisĂŁo,1,tradução,4,TrĂąnsito,8,transporte,27,tributo,3,Trigonometria,1,TubarĂŁo,2,Turismo,18,Tutorial,17,Twitter,6,UFG,1,ufologia,3,UFRJ,1,universidade,3,Urbanismo,15,Urologia,1,USP,2,Utilidade PĂșblica,3,UtilitĂĄrio,1,Vale,1,Vaticano,1,Ventriloquismo,3,VerĂŁo,1,vestibular,2,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,16,Vida Selvagem,10,VĂ­deo,5,Videogame,103,VĂ­deos,608,VĂ­deos 360,1,ViolĂȘncia,3,VĂ­rus,2,VisĂŁo Computacional,3,VĂŽlei,1,Vulcanologia,6,Watergate PolĂ­tica,1,Web 2.0,28,Web Application,75,Web SemĂąntica,1,Web Seminar,1,webdesign,7,Webinar,1,widget,2,WikiLeaks,33,Wikipedia,1,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,4,Zoologia,52,
ltr
item
BrAcad: Alunos entendem mais de computador e internet do que professores
Alunos entendem mais de computador e internet do que professores
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_8Ssmz8pFbU4psSczi2jIDyyoKjrkroQ0evMm7dmHPXhnTogS4ERisgegQIcws7fwsiO0JP3GrxTt0MzAQ-pQ86N4bAOwqA1NDC_Ki6qLhxT2Y-80Q8pN9ysGiiTtTl9252yid-VcFlky/s400/linux_escola.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_8Ssmz8pFbU4psSczi2jIDyyoKjrkroQ0evMm7dmHPXhnTogS4ERisgegQIcws7fwsiO0JP3GrxTt0MzAQ-pQ86N4bAOwqA1NDC_Ki6qLhxT2Y-80Q8pN9ysGiiTtTl9252yid-VcFlky/s72-c/linux_escola.jpg
BrAcad
https://minimal-war.blogspot.com/2011/08/alunos-entendem-mais-de-computador-e.html
https://minimal-war.blogspot.com/
http://minimal-war.blogspot.com/
http://minimal-war.blogspot.com/2011/08/alunos-entendem-mais-de-computador-e.html
true
5404866010248693673
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy