O transporte por veículos automotores individuais nas ruas não se mostra sustentável. Pensando nisso, um ex-astronauta holândes projetou o S...
O transporte por veículos automotores individuais nas ruas não se mostra sustentável. Pensando nisso, um ex-astronauta holândes projetou o Superbus. O ônibus do futuro.

Espaçoso, com design e desempenho de carro esportivo, 16 portas (8 de cada lado) para que os passageiros entrem e saiam sem incomodar os demais. Com bancos confortáveis, cintos de segurança, motor elétrico movido com bateria de lítio que leva o ônibus a atingir 250 km/h com autonomia de 210 km, são alguns dos ingredientes que tornaria bem estilosa a viagem "by bus".

A concepção do Superbus é do pesquisador holandês Wubbo Ockels. O primeiro astronauta do país, feito que alcançou em 1985 tornando-se um héroi holandês, o professor da Universidade Técnica de Delft, agora busca soluções sustentáveis para o planeta.
Aos 66 anos, ele escolheu começar a mudar o mundo pelo transporte público.

O desenho de suas linhas foi projetado pela ex-chefe de aerodinâmica da equipe de F-1 BMW-Williams, a engenheira italiana Antonia Terzi.

Mas o maior problema é fechar as contas para poder produzí-lo em série. Embora tenha conseguido produzir um protótipo, o investimento bancado pelo Ministério Holandês de Infraestrutura e Meio Ambiente, pela Universidade Técnica de Delft e pela iniciativa privada para o primeiro veículo chegou perto de R$ 25 milhões.

Apesar dos jovens adorarem o veículo, o governo holandês permanece hesitante em
investir mais na iniciativa.
Mesmo assim, os Emirados Árabes Unidos mostraram interesse em comprar a ideia. A previsão mais otimista para ver o Superbus nas ruas é de pelo menos cinco anos.

Dia 16 de maio do corrente ano, o ônibus futurista fez uma viagem entre Dubai, onde esteve exposto na World Exhibition of the International Association of Public Transport, e Abu Dhabi. Não vejo a hora de aposentar meu carro!

Atualização: já existem ônibus não articulados com o mesmo comprimento do Superbus, como o Double Deck da Marcopolo (15 metros) [AutoInforme].
Fonte:
Istoé, Green Packs, Banana Q8
[Via BBA]

Espaçoso, com design e desempenho de carro esportivo, 16 portas (8 de cada lado) para que os passageiros entrem e saiam sem incomodar os demais. Com bancos confortáveis, cintos de segurança, motor elétrico movido com bateria de lítio que leva o ônibus a atingir 250 km/h com autonomia de 210 km, são alguns dos ingredientes que tornaria bem estilosa a viagem "by bus".

A concepção do Superbus é do pesquisador holandês Wubbo Ockels. O primeiro astronauta do país, feito que alcançou em 1985 tornando-se um héroi holandês, o professor da Universidade Técnica de Delft, agora busca soluções sustentáveis para o planeta.
Aos 66 anos, ele escolheu começar a mudar o mundo pelo transporte público.
É uma mistura da rapidez do trem de alta velocidade com a comodidade de um carro individual.
Prof. Wubbo Ockels. Pesquisador

O desenho de suas linhas foi projetado pela ex-chefe de aerodinâmica da equipe de F-1 BMW-Williams, a engenheira italiana Antonia Terzi.

Mas o maior problema é fechar as contas para poder produzí-lo em série. Embora tenha conseguido produzir um protótipo, o investimento bancado pelo Ministério Holandês de Infraestrutura e Meio Ambiente, pela Universidade Técnica de Delft e pela iniciativa privada para o primeiro veículo chegou perto de R$ 25 milhões.

Apesar dos jovens adorarem o veículo, o governo holandês permanece hesitante em
investir mais na iniciativa.
Para que o preço possa baixar para cerca de um milhão de euros (R$ 2,5 milhões) teríamos de contar com a produção de 100 mil unidades.
Prof. Wubbo Ockels. Pesquisador
Mesmo assim, os Emirados Árabes Unidos mostraram interesse em comprar a ideia. A previsão mais otimista para ver o Superbus nas ruas é de pelo menos cinco anos.

Estamos organizando uma reunião entre os governos e acreditamos que ocorrerá nos próximos meses.
Prof. Wubbo Ockels. Pesquisador
Dia 16 de maio do corrente ano, o ônibus futurista fez uma viagem entre Dubai, onde esteve exposto na World Exhibition of the International Association of Public Transport, e Abu Dhabi. Não vejo a hora de aposentar meu carro!

Fonte:
Istoé, Green Packs, Banana Q8
[Via BBA]
Fico só imaginando os turistas no Rio indo para os estádios dos Jogos Olímpicos nesse ônibus-limusine. Gostei.
ResponderExcluirse usado como onibus para viagens esse ai é perfeito mais como um transporte coletivo é meio dificil! mais a ideia do veim é bom.
ResponderExcluirAcho meio dificil Esta Ideia Pegar aqui no Brasil, Já que o Governo Pouco Se Importa com o Povo.
ResponderExcluircomo q faz curva essa merda??
ResponderExcluirTrés bien, os dois eixos traseiros permite que as rodas virem o que aumenta a manobrabilidade do Superbus. Mas com certeza ele não pode trafega em qualquer viela. O Double Decker, ônibus para viagens interurbanas da Marcopolo, por exemplo, possui o mesmo comprimento (15 metros)
ResponderExcluirIdéia é boa até, mas só 16 passageiros. duas safiras sai bem mais barato menor e bonitinha tbm.
ResponderExcluir