Mais uma boa ideia para ajudar a viabilizar a opção pelas bicicletas nas cidades. Descanse seu pé aqui... Em Copenhagen, as autoridades loca...
Mais uma boa ideia para ajudar a viabilizar a opção pelas bicicletas nas cidades.
Descanse seu pé aqui...
Em Copenhagen, as autoridades locais estimulam o uso de bicicletas na cidade. Uma mostra dessa preocupação é a instalação de corrimãos para ciclista que, além de uma barra elevada e levemente avançada para que o usuário da bicicleta possa alcançar mais facilmente, possui uma segunda barra inferior onde pode se ler:


São iniciativas como essa (ou como o elevador de bicicletas para ladeiras, da Noruega) que demonstram compromisso e apoio, de fato, a quem quer fazer uma opção ambiental consciente.
Na linha "inovações para ciclistas" as designers suecas Anna Haupt e Terese Alstin projetaram um airbag-colarinho chamado Hövding (chefe de grupo em sueco), usado ao redor do pescoço e que infla totalmente em um décimo de segundo graças a um gerador de gás embutido. O airbag é comandado por acelerômetros e giroscópios, que detectam movimentos anormais e acionam o dispositivo de segurança.
Crashtest do Hövding (airbag conceitual para ciclistas)
Outra boa ideia para resolver o problema de trânsito das grandes cidades (e sem se preocupar com roubos no bicicletário) é o YikeBike.

YikeBike: Bicicleta elétrica portátil da Nova Zelândia à venda nos EUA por US$3,595
Apesar da Cop15 não ter tido os resultados desejados, a capital dinamarquesa continua dando o exemplo.
Em Copenhagen, as autoridades locais estimulam o uso de bicicletas na cidade. Uma mostra dessa preocupação é a instalação de corrimãos para ciclista que, além de uma barra elevada e levemente avançada para que o usuário da bicicleta possa alcançar mais facilmente, possui uma segunda barra inferior onde pode se ler:
Oi, ciclista! Descanse seu pé aqui... e obrigado por pedalar na cidade.


Outras boas ideias
São iniciativas como essa (ou como o elevador de bicicletas para ladeiras, da Noruega) que demonstram compromisso e apoio, de fato, a quem quer fazer uma opção ambiental consciente.
Na linha "inovações para ciclistas" as designers suecas Anna Haupt e Terese Alstin projetaram um airbag-colarinho chamado Hövding (chefe de grupo em sueco), usado ao redor do pescoço e que infla totalmente em um décimo de segundo graças a um gerador de gás embutido. O airbag é comandado por acelerômetros e giroscópios, que detectam movimentos anormais e acionam o dispositivo de segurança.
Outra boa ideia para resolver o problema de trânsito das grandes cidades (e sem se preocupar com roubos no bicicletário) é o YikeBike.

Apesar da Cop15 não ter tido os resultados desejados, a capital dinamarquesa continua dando o exemplo.
Atualização- Teste com a YikeBike
00:04s Test #1 Over cattle stop and through a medium sized pot hole
00:32s Test #2 Riding up a steep asphalt/gravel hill
00:40s Test #3 Riding up and down a gravel road
00:52s Test #4 Breaking downhill on gravel patch road
01:05s Test #5 Riding up a hill along side a cyclist
01:15s Test #6 Driving through a deep pot hole
Test scenario: YikeBike vs mountain bike, stopping on wet grass.
01:40s Test #7 Bike braking with back wheel only (from 20kph)
01:57s Test #8 Bike braking with both back and front brakes (from 20kph)
02:04s Test #9 Dismount demonstration - Full braking while deliberately shifting rider weight forward
02:17s Test #10 Riding up and down a curb
02:27s Test #11 Turning circle compared to a bike
02:49s Test #12 Riding up and down a damp grass hill
03:08s Test #13 Maneuverability test vs a bike
03:25s Test #14 Riding over a 4.5h x 15w cm piece of wood
03:33s Test #15 Acceleration and stop test vs a bike
03:38s Test #16 Riding through water to test spray pattern (3cm deep)
00:32s Test #2 Riding up a steep asphalt/gravel hill
00:40s Test #3 Riding up and down a gravel road
00:52s Test #4 Breaking downhill on gravel patch road
01:05s Test #5 Riding up a hill along side a cyclist
01:15s Test #6 Driving through a deep pot hole
Test scenario: YikeBike vs mountain bike, stopping on wet grass.
01:40s Test #7 Bike braking with back wheel only (from 20kph)
01:57s Test #8 Bike braking with both back and front brakes (from 20kph)
02:04s Test #9 Dismount demonstration - Full braking while deliberately shifting rider weight forward
02:17s Test #10 Riding up and down a curb
02:27s Test #11 Turning circle compared to a bike
02:49s Test #12 Riding up and down a damp grass hill
03:08s Test #13 Maneuverability test vs a bike
03:25s Test #14 Riding over a 4.5h x 15w cm piece of wood
03:33s Test #15 Acceleration and stop test vs a bike
03:38s Test #16 Riding through water to test spray pattern (3cm deep)
Muito interessante, infelizmente o Brasil nunca adere a esse tipo de atitude, ou melhor, quando adere, espera anos...|
ExcluirParabéns.
E ai.. Quando vão por isso no Brasil?
ExcluirMuito irado, bela e ideia e parabéns pelo blog.
A Copa do Brasil e as Olímpiadas (e Copa das Confederações, Copa América...)será um conjunto de oportunidades ímpar para afirmar nossa preocupação com o meio ambiente adotando ideias simples e pouco onerosas como essa do corrimão. Disseminar e cobrar é preciso.
ExcluirSobre a YikeBike... sou designer de produto e digo uma coisa: Esta bike (ou seja lá o que for) ganha 10 no quesito praticidade e beleza, mas em segurança tira 0. Primeira pedra ou buraco o cara vai ser ejetado que nem acontece(ria) com o banco do carona dos carros do 007... o usuário vai ter que gastar o dobro do preço do "veiculo" com um dentista ou entao comprar um airbag-colarinho e usá-lo invertido.... rs
ExcluirDaniel, concordo em parte. Claro que ela não é muito segura. Mas, considerando que ela atinge 20 km/h (Wikipedia) no máximo o motorista sairia catando cavaco, mas teria como desviar-se e não bater o rosto (acho). Pense em uma bike e lembre que se houver um buraco maior o piloto tende a cair por sobre o guidon ou até sobre ele. Seria uma situação melhor? Precisamos de um crash test.
ExcluirP.s: Coloquei uma atualização com vídeos de teste da YikeBike.