Projeto alemão de interface mostra lentes virtuais de papel para navegação em camadas nas imagens projetadas em superfícies como tampo de me...
Projeto alemão de interface mostra lentes virtuais de papel para navegação em camadas nas imagens projetadas em superfícies como tampo de mesas. Uma abordagem tridimensional de dispositivos como a Microsoft SecondLight.
A fim de melhorar a exploração dos espaços virtuais 3d sobre uma mesa, os desenvolvedores do PaperLens criaram um conjunto de técnicas de navegação usando uma lente de mão "mágica". Ou seja, anteparos de papel de baixo custo e técnicas para permitir uma interação intuitiva em espaços de informação de duas e três dimensões, a fim de contribuir para uma navegação volumétrica, em camadas.
A proposta do sistema PaperLens usa uma folha de papel rastreada para navegar nestes espaços em relação ao eixo Z (altura acima do tampo da mesa - tabletop).

Conforme exibido no vídeo, essa forma de navegação com as lentes de papel prevê quatro espaços (modos) de informação:

a) Espaço de informação volumétrica: onde a visão pode ser acessada modificando o ângulo do papel em relação ao tampo da mesa, alterando o ponto de vista do espaço 3D.
b) Espaço de informação em camadas: onde o papel é mantido paralelo ao tampo da mesa. Seu deslocamento para cima e para baixo possibilita ver diferentes camadas de informação, que podem ser exploradas movendo o papel na horizontal.
c) Espaço de informação dimensionável (zoomable): onde o deslocamento vertical do papel amplia ou reduz o tamanho do pedaço da imagem em destaque.
d) Espaço de informação temporal: onde o deslocamento vertical mostra alterações na imagem ao longo do tempo (como em um filme).
Já mostramos aqui a Microsoft Surface e sua evolução: a Microsoft SecondLight, nesse último post explicamos as bases do funcionamento desse tipo de dispositivo. Esse novo enfoque poderia ser considerado mais um importante avanço na evolução do conceito já que considera também a dimensão-Z para a exibição de outras camadas de informação.
Para saber mais:
PaperLens: Advanced Magic Lens Interaction Above the Tabletop. Martin Spindler, Sophie Stellmach, Raimund Dachselt - Faculty of Computer Science, University of Magdeburg
Microsoft SecondLight, a versão melhorada da Microsoft Surface - Blog Brasil Acadêmico
A fim de melhorar a exploração dos espaços virtuais 3d sobre uma mesa, os desenvolvedores do PaperLens criaram um conjunto de técnicas de navegação usando uma lente de mão "mágica". Ou seja, anteparos de papel de baixo custo e técnicas para permitir uma interação intuitiva em espaços de informação de duas e três dimensões, a fim de contribuir para uma navegação volumétrica, em camadas.
A proposta do sistema PaperLens usa uma folha de papel rastreada para navegar nestes espaços em relação ao eixo Z (altura acima do tampo da mesa - tabletop).

Conforme exibido no vídeo, essa forma de navegação com as lentes de papel prevê quatro espaços (modos) de informação:

a) Espaço de informação volumétrica: onde a visão pode ser acessada modificando o ângulo do papel em relação ao tampo da mesa, alterando o ponto de vista do espaço 3D.
b) Espaço de informação em camadas: onde o papel é mantido paralelo ao tampo da mesa. Seu deslocamento para cima e para baixo possibilita ver diferentes camadas de informação, que podem ser exploradas movendo o papel na horizontal.
c) Espaço de informação dimensionável (zoomable): onde o deslocamento vertical do papel amplia ou reduz o tamanho do pedaço da imagem em destaque.
d) Espaço de informação temporal: onde o deslocamento vertical mostra alterações na imagem ao longo do tempo (como em um filme).
Já mostramos aqui a Microsoft Surface e sua evolução: a Microsoft SecondLight, nesse último post explicamos as bases do funcionamento desse tipo de dispositivo. Esse novo enfoque poderia ser considerado mais um importante avanço na evolução do conceito já que considera também a dimensão-Z para a exibição de outras camadas de informação.
Para saber mais:
PaperLens: Advanced Magic Lens Interaction Above the Tabletop. Martin Spindler, Sophie Stellmach, Raimund Dachselt - Faculty of Computer Science, University of Magdeburg
Microsoft SecondLight, a versão melhorada da Microsoft Surface - Blog Brasil Acadêmico
O post ficou muito legal!!!
ExcluirParabéns!!!
Até mais.
GESB
ExcluirCertas tecnologias parecem protótipos surreais! muito legal seu post...
Grande abraço
http://www.meumundoamigo.blogspot.com
Kellen
Sabe do que isso me lembrou?? Apesar de não conhecer muito sobre o assunto, me lembrou da tal Realidade aumentada, ainda mais impressionante do que a virtual. Essa lente tbm é um dispositivo de manipulação de visão virtual, não é??
Excluirrealmente parece realidade aumentada, naquela "folha de papel" que a pessoa segura existe um símbolo, só isso. a diferença é que eles estao usando em conjunto com um projeto
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